Governo do Estado promove Dia “D” do Outubro Rosa com ações para profissionais e visitantes do Museu Sacaca
Outubro é o mês destinado às ações de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. Como parte das programações realizadas pelo Governo do Estado, a Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira, 15, o Dia “D” do Outubro Rosa, com atividades voltadas à promoção da saúde da mulher.
Entre as atrações que aconteceram no Museu Sacaca, as participantes interagiram em rodas de conversas com temas como promoção da Saúde Mental, com foco no período pós-pandemia, o retorno da rotina e a importância do cuidado, autocuidado e redução de danos. O secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, enfatizou que o momento marca a retomada das atividades, já que dados mostram que, em 2020, por conta da pandemia, reduziu em 40% a procura por mamografias. Em 2021, os números são ainda piores, eles mostram que 50% das mulheres não procuram os serviços de saúde.
“Só para ter ideia, em todo Brasil, temos mais de dois milhões de procedimentos represados. No Amapá não é diferente, pois tivemos que suspender cirurgias eletivas, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem para resguardar os serviços e a população. Agora, com o avanço da vacinação e a diminuição de casos, estamos retomando as rotinas, discutindo políticas públicas voltada para as mulheres e oferecendo serviços para essa população”, explicou o secretário.
A importância da realização dos exames preventivos também foi abordada, hábito que salvou a vida de Solange Evangelista, que, aos 62 anos, descobriu precocemente um câncer de mama e pôde iniciar de maneira rápida seu tratamento. Ela conta que, quando descobriu, em janeiro deste ano, sempre teve a certeza de que ficaria curada.
“Eu realizo anualmente meus exames preventivos antes do carnaval. Quando descobri, em janeiro deste ano, sabia que era algo recente, já que periodicamente estou no médico. A fé e a certeza de que era algo precoce fizeram com que eu não desanimasse em nenhum momento. Hoje estou aqui, podendo contar minha história, ainda estou em tratamento, mas tenho certeza de que tudo já deu certo”, contou Solange, que estimula demais mulheres a realizarem seus exames.
“O hábito de me consultar regularmente fez toda a diferença no meu tratamento, e encorajo todas as mulheres a fazerem o mesmo. A buscar se conhecer, se cuidar, a se amar. E se por ventura descobrir algo, que não se desesperem, porque câncer de mama tem tratamento e cura”, enfatizou Evangelista.
Durante a programação, as participantes também puderam realizar o agendamento de PCCU e mamografia, verificação de sinais vitais, SPA pés e mãos, limpeza facial, corte de cabelo, massoterapia, designer de sobrancelha, acupuntura auricular, quiropraxia, além de atendimento psicológico, jurídico e com nutricionista.