Nesta tarde de quinta-feira, 24, a delegação estadual na modalidade Judô retornou de Aracaju, capital de Sergipe, trazendo 6 medalhas nas Séries Prata e Bronze para o Amapá.
A judoca Aghata Jamily Barreto Rebouças foi bronze até 44kg, na série Prata, já atleta Manuelle Cardoso foi a campeã da série Bronze até 52 quilos. Enquanto o judoca John Gabriel Ramos Braga ficou com a prata até 66kg, também na série Bronze, como os judocas Andrei Isaque Pereira Rodrigues foi bronze até 50kg, Bruno Márcio Fernandes com bronze até 90kg e Savana de Almeida Barros com bronze até 48 kg, todos na Série Bronze.
Além dos resultados no judô, dois mesatenistas já levaram bronze na competição. Somando agora para o Amapá 8 medalhas na Gymnasiade 2022.
As delegações amapaenses da Gymnasiade 2022 estão recebendo apoio da Federação de Desporto Escolar (Fade) e do Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Estadual do Desporto de Lazer (Sedel). Somam 116 componentes, entre atletas e equipe técnica, que estão representando o estado nas modalidades de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez e wrestling.
A Gymnasiade é um evento poliesportivo mundial que acontece a cada dois anos. Organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) desde 1974, ela é considerada a olimpíada escolar. Como país participante, o Brasil conta com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para organizar a formação da delegação nacional que competirá, por meio de seletivas.
Neste ano, quatro cidades brasileiras recebem as seletivas: Rio Branco, Macapá, Maricá e Aracaju. Na capital sergipana, estão concentradas o maior número de modalidades, como Atletismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa, Judô, Washu, Xadrez e Natação.
Agora no período de 6 a 12 de abril, Macapá sediará a seletiva Gymnasiade nas modalidades de taekwondo e wrestling.
Os vencedores das modalidades da seletiva Gymnasiade 2022 representarão o Brasil, em maio deste ano na Normandia, França.