HE alerta pacientes e colaboradores sobre higiene das mãos
Pacientes receberam material de apoio com ilustrações abordando o passo a passo sobre a lavagem, enxágue, utilização racional de álcool.
A Unidade Assistencial do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz realizou uma ação sobre a importância da higienização das mãos. A atividade conscientizou e incentivou pacientes e acompanhantes a realizarem a correta lavagem das mãos.
Além das orientações e dúvidas tiradas no momento da ação, foi distribuído material de apoio com ilustrações abordando o passo a passo sobre a lavagem, enxágue, utilização racional de álcool, sabonete líquido, papel toalha e exercícios de fricção com as mãos.
“Constantemente realizamos ações e treinamentos com os profissionais da assistência sobre a higienização das mãos, sendo este um protocolo de segurança da ANVISA, que objetiva minimizar e prevenir as infecções relacionadas com a falta ou inadequada higienização das mãos” relatou a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS), Sanny Dieula.
O coordenador de experiência do paciente, Adriano Prata, comenta que o assunto é simples, mas muito importante. “Higienizar as mãos é uma medida que evita a proliferação de vírus e bactérias, isso previne a contaminação por graves doenças infecciosas, além de evitar a contaminação cruzada”, afirmou.