HE orienta colaboradores sobre atendimento psicológico
A equipe de psicologia do Anexo do Hospital de Emergência Dr. Oswaldo Cruz (HE) promoveu uma orientação para os colaboradores da unidade sobre atendimento psicológico pré e pós-operatório. A Responsável Técnica da psicologia, Marta Launé, explicou que o indivíduo, ao ser hospitalizado, sofre uma interrupção em sua vida normal e precisa se adaptar a esse novo ambiente.
“Quando se trata de procedimentos cirúrgicos, a antecipação do evento pode causar sentimentos potencialmente negativos no paciente, os quais são influenciados pelas particularidades biopsicossociais de cada indivíduo”, disse.
De acordo com a equipe de psicologia, ao receber a notícia de que será submetido a uma cirurgia, o paciente é tomado pelo medo, ansiedade e insegurança, necessitando de informações sobre como será realizado o procedimento. “A atenção psicológica, nessa perspectiva, fornece um grande suporte no acompanhamento do paciente submetido ao procedimento cirúrgico, o que implica a consolidação de um suporte integral e humanizado diante do processo de adesão e recuperação do paciente”, frisou.
Marta Launé destaca que o atendimento psicológico pré e pós- operatório é imprescindível para a adaptação mais efetiva do paciente ao procedimento cirúrgico e redução no tempo de recuperação.