Educação

Inaugurado o primeiro Centro de Referência em Autismo em Santana

Foto: Vandy Ribeiro

Nessa quarta-feira, 25, ocorreu a inauguração do primeiro Centro de Referência em Autismo do Estado, o Centro Mundo Azul, santanense. O governador Waldez Góes juntamente com o prefeito de Santana, Sebastião “Bala” Rocha, lembraram da importância de ter um espaço especializado em atendimento em autismo, e que os munícipes terão grandes benefícios com a chegada de mais esse importante centro.

O professor Ryan Müller, Coordenador da Educação Básica e Educação Profissional da SEED, deu algumas informações sobre as atribuições e o funcionamento do centro. Segundo ele, ocorre como uma correção de fluxo, “uma justiça social que a gente está fazendo para uma clientela que foi a muito tempo desassistida. É bem audacioso porque é novo, isso provoca pensamento pedagógico muito bem alinhado, que vai tentar construir um caminho mais tranquilo, para dar a esse estudante a autonomia, que é o que a gente quer. Dependendo do grau do autismo, a gente sabe que tem aqueles que vão conseguir seguir sua vida normal, e tem aqueles que vão ter uma certa limitação. Então, sempre viver de fato para tentar dar esse fortalecimento, com a ação da escola integrada“, disse ele.

Estudantes da rede pública estadual de ensino, terão no local a chance de ter um atendimento especializado com profissionais realmente capacitados, com foco em desenvolver essa autonomia do estudante.

Sobre os serviços serão oferecidos na instituição, Ryan informou que tem tem toda uma equipe de pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, trabalhando diretamente para tentar fortalecer a questão cognitiva do estudante. “Para trabalhar sua autonomia, para que ele possa vir para escola e interaja de maneira bem tranquila no convívio social com os estudantes“, ressaltou.

Segundo o coordenador, existem projetos para a implantação de outros centros como este. “Nós já temos vários centros de atendimento especializado, em Macapá. Santana ganha este que já está sendo referência, certamente Macapá também deverá ter ampliações para que a gente consiga dar esse suporte à rede estadual de ensino, disse Ryan.

O centro de Referência Mundo Azul atenderá a população Santanense em dois horários e contará com atendimento pedagógico, psicológico além de atividades de incentivo a integração e inclusão, aplicados por equipe especializada.

Lá, o aluno terá disponível: avaliação, triagem e encaminhamentos; Atendimento Educacional Especializado para TEA; Estimulação Precoce/Essencial (sensorial); Atendimento Clínico nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia; além de contar com Salas de Ambientes Temáticos.

O Centro Mundo Azul vai atender, inicialmente, 250 estudantes da rede estadual com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – sendo 125 para o turno da manhã e 125 para o turno da tarde. Em agosto, outras 100 vagas serão ofertadas, atingindo a capacidade de 350 estudantes em atendimento.

O projeto arquitetônico conta com 12 ambientes, entre eles: amplo refeitório, salas de fonoaudiologia e de atendimento psicológico, espaço para atendimento em grupo para trabalho das habilidades de cognição e linguagem, entre outros

Investimento

O governo do estado investiu R$727.591 nas obras de adaptação e manutenção do prédio. O aparelhamento foi feito pela Seed. O Centro Mundo Azul está localizado na Rua Salvador Diniz, 1978, bairro Provedor, em Santana. (Texto: Jefferson França)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo