Influenza: No Amapá, 23,14% da população pertencente aos grupos de risco receberam a vacina
O Governo do Amapá reforça a importância da vacina contra o vírus da gripe, disponível nas unidades de saúde dos 16 municípios desde o dia 2 de setembro. A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da influenza procura garantir uma proteção efetiva e ampla cobertura para a população. O ponto alto será o Dia D de Mobilização, marcado para o próximo sábado, 19.
A ação, realizada de forma diferenciada na Região Norte devido ao período chuvoso e o inverno amazônico, busca reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. Conforme o calendário do Ministério da Saúde (MS), a meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo prioritário até o dia 26 de outubro, data que a campanha será encerrada.
Dados da Rede Nacional em Saúde mostram que, até 15 de outubro, 23,14% da população pertencente aos grupos de risco receberam a vacina. Apenas dois municípios têm mais de 50% de imunizados, Serra do Navio com 54,84% e Itaubal com o registro de 50,52%. Pedra Branca do Amapari (19,49%), Santana, (18,51%) e Laranjal do Jari (17,34%) são considerados os municípios com as mais baixas coberturas vacinais.
No Amapá, a campanha é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O superintendente, Cássio Peterka, reforça que a vacina é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra a gripe e que todos os municípios possuem o imunizante.
“Quem ainda não se vacinou, pode procurar uma unidade de saúde, a vacina é importante para aumentar a imunidade reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. Também diminui a disseminação do vírus na comunidade”, enfatiza o superintendente.
A vacina é voltada para toda a população acima dos 6 meses de idade. Aqueles que se vacinaram no ano passado, devem reforçar a imunização novamente, pois o vírus passa por modificações, criando a necessidade de seguir o esquema vacinal anualmente. Vale reforçar que os compostos das doses aplicadas ajudam a proteger contra as cepas atuais.
Confira quem pode se vacinar contra influenza:
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
Caminhoneiros;
Crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos;
Funcionários do sistema prisional;
Gestantes;
Idosos;
Integrantes das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com doenças crônicas;
Pessoas maiores de 60 anos;
População privada de liberdade;
Povos indígenas;
Professores de escolas públicas e privadas;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Puérperas;
Trabalhadores da saúde;
Trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários.