Cultura

Inscrições abertas para a 1ª edição do festival de cinema AfroEstima em Macapá

Evento pioneiro no Amapá será realizado em maio e recebe inscrições gratuitas até 14 de março

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do AfroEstima, festival de cinema negro pan-amazônico, dedicado exclusivamente às produções audiovisuais realizadas por cineastas negros de todo o Brasil e países que compõe a Amazônia internacional. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de março de 2025 de forma gratuita, por meio do site oficial: www.afroestimafestival.com.

O festival aceitará inscrições de curtas-metragens, animações, videoclipes e outras produções em múltiplos formatos. Podem concorrer produções realizadas a partir de 2021 de temática livre, desde que sejam dirigidas por pessoas negras ou pardas. O evento também conta com categorias exclusivas para produções da Amazônia.

De acordo com um dos organizadores Rodrigo Aquiles, “este evento também é um marco para a produção audiovisual negra no Amapá”. O local e a programação detalhada serão divulgados em breve nos canais oficiais do festival.

Valorizando narrativas negras na Pan-Amazônia
O festival tem como idealizador e produtor executivo Rodrigo Aquile, Rayane Penha como produtora executiva e curadora, Paulo Cardoso como diretor geral e Sereia Caranguejo como curadora e assistente de direção artística. A iniciativa busca ampliar a visibilidade das produções negras, com um olhar especial para a Pan-Amazônia.
Rodrigo Aquiles, que também é diretor e roteirista do curta-metragem Tu Oro, destaca a relevância do evento. “A população negra e parda representa 55,5% do Brasil, mas ainda são poucos os espaços para compartilhar suas histórias. O Festival AfroEstima surge como uma nova janela para fortalecer essas narrativas, especialmente na Amazônia, região periférica e historicamente marginalizada”, pontua.

Sobre o Festival AfroEstima
O Festival AfroEstima, é um evento multicultural voltado à exibição de filmes, apresentações musicais, debates e oficinas. Tem como objetivo promover e valorizar a produção cultural negra na Pan-Amazônia, fortalecendo narrativas e ampliando a visibilidade de artistas.
Equipe de organização e curadoria
● Rodrigo Aquiles (produtor executivo) – Publicitário, cineasta e produtor cultural com 20 anos de experiência, diretor do curta-metragem Tu Oro, integrou a equipe da 19a edição do Festival Imagem-Movimento e é um dos idealizadores do cineclube Raízes e Memórias.
● Rayane Penha (produtora executiva e curadora) – Mulher‬‭ negra‬‭ amazônica,‬‭ mãe‬‭ e‬‭ cineasta.Diretora e roteirista do documentário “Utopia”, integrante da Rede Paradiso de Talentos, integrou o projeto Segundo Ato da Netflix Brasil, atuou‬‭ na‬ curadoria‬‭ do‬‭ FRAPA‬‭ Lab‬‭ em‬‭ 2023/2024‬‭ e‬‭ foi‬‭ curadora‬‭ do‬‭ Lab‬‭ Negras‬‭ Narrativas‬‭ 2024‬ da APAN.
‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬
● Paulo Cardoso (diretor geral) – Atua no terceiro setor como ativista socioambiental e também do movimento negro,
● realizando pesquisas, projetos e campanhas para e com as comunidades periféricas urbanas e tradicionais da Amazônia.
● Sereia Caranguejo (curadora e assistente de direção artística) – Artista transgênero, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá, com atuação em festivais, exposições e projetos artísticos desde 2015.

Realização: Festival AfroEstima, Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Amapá e Fundação Municipal de Cultura de Macapá

Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal. Através dos Editais SECULT Edital n° 14/2023 – Latitude Zero e FUMCULT Edital n° 001/2024 – Márcio Bacellar (In Memorian).

Serviço
Evento: 1ª edição do Festival AfroEstima – Mostra de Cinema Negro Amazônico
Período de inscrição: 04 de fevereiro a 14 de março de 2025
Site: www.afroestimafestival.com

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo