Jovens tem 40 dias para tirar título de eleitor
De acordo com a constituição nacional, o voto é facultativo para adolescentes de 16 e 17 anos, porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral.
Eles têm 40 dias para realizar o cadastro eleitoral, que encerra no dia 4 de maio. Todo o processo pode ser feito pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do sistema ‘Título Net’. O prazo também vale não só para os que desejam solicitar a emissão da primeira via, como também para transferência de local, alteração de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.
No Amapá, além de poder realizar o procedimento pela internet, é possível fazer o agendamento para atendimento presencial no TRE. Nesse caso os jovens devem entrar em contato pelo telefone 98413-0319 que também é whatsapp no horário de 8h às 14h.
Outra forma prática de consultar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.