Polícia

Laranjal do Jari: Acusado de matar companheira a facadas é capturado enquanto tomava banho de rio

A Polícia Civil (PC) do município de Laranjal do Jari, prendeu na tarde desta segunda-feira (29), Esmael de Jesus Barbosa Benjamin, de 43 anos de idade, principal acusado e réu confesso de ter assassinado com golpes de faca, a companheira Darlene dos Santos Araújo, de 38.

De acordo com informações da delegada Ellen Farias, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) daquele município e que está a frente das investigações, Esmael, que também é conhecido como “Chuchu”, foi capturado enquanto tomava banho de rio, próximo a uma passarela, ao lado de escola no bairro Malvinas.

Ele foi preso tomando banho de rio

Esmael foi levado para a delegacia, ainda de sunga, e prestou depoimento. Em seu interrogatório, o mesmo alegou que agiu em legítima defesa.

“Acabei de fazer a oitiva do acusado, onde ele alegou legítima defesa. Segundo ele, o mesmo disse que estava bebendo com a vítima na casa de uma irmã dele, e lá a vítima teria se sentido enciumada com a presença de outra mulher e retornou sozinha para casa. Quando ele voltou para a residência, ela estava atrás da porta com uma faca e teria o atacado. Nesse momento, ele teria conseguido tomar a arma dela e acabou perdendo a cabeça, passando a desferir diversos golpes nela” expôs a delegada.

Vítima era mãe de quatro filhos

A versão de Esmael não é confirmada por nenhuma testemunha e é confrontada com a da filha da vítima.

A garota de 13 anos, enteada do acusado contou à autoridade policial que Esmael chegou na casa embriagado, insinuando que Darlene tinha um amante. A mulher se irritou com os questionamentos e atingiu um chute na barriga do mesmo. Ele então teria puxado uma faca que estava em sua cintura, jogado a vítima em um colchão que tinha na sala – local onde ela dormia com os filhos -, e começado a desferir golpes e golpes.

Foi a menor quem pediu socorro ao avô. O homem chegou a pegar um pedaço de madeira, mas acabou intimidado por Esmael, no momento em que fugia.

O acusado, que responderá pelo crime de feminicídio, será transferido para a penitenciária, onde ficará até uma segunda ordem da justiça.

O caso

Darlene foi morta por volta das 21h do último sábado (27), na casa onde morava, localizada na Passarela da Escolinha no bairro Santarém, com aproximadamente quatro facadas na região das costelas, peito e costas.
Ela chegou a ser socorrida e levada às pressas para o Hospital de Emergências (HE) de Laranjal do Jari, mas devido a gravidade dos ferimentos, não resistiu.

A polícia revelou que a mulher sido vítima de agressão constantemente. O agressor chegou a ser preso em flagrante, pelo menos, três vezes. Contudo, ela havia havia reatado recentemente o relacionamento com Esmael.

Segundo apurou a delegada, Esmael praticou o feminicídio na frente dos quatro filhos do casal, entre eles, uma criança de apenas 2 anos. A motivação, de acordo com a polícia, teria sido ciúmes.

No domingo (28), a pedido da delegada Ellen Farias, a justiça amapaense expediu o mandado de prisão preventiva do acusado.

Esmael já teve passagem pelo Iapen, onde cumpriu pena por homicídio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo