Saúde

Macapá tem Blitz Educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids

Na manhã desta quarta-feira, 1º, aconteceu a “Blitz de Combate a AIDS”, na Praça da Bandeira, centro de Macapá, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids.

A Blitz foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Grupo Teatral Marco Zero e pela Rádio Web Andaluzia que levaram informações sobre a doença, além de realizarem a distribuição de camisinhas.

O grupo teatral Marco Zero desenvolve projeto sociocultural focando a temática, com produção de peças educacionais sobre o combate à AIDS. O Marco Zero é referência quando se trata de teatro em AIDS no Amapá e é o único grupo a realizar um festival do gênero no país.

Ação realizou a distribuição de preservativos no centro da cidade

“Com a pandemia e outras doenças que estão surgindo com à volta do sarampo, pouco se tem falado sobre à AIDS, que ainda não tem cura e precisa que continuem os cuidados e proteção. Por isso estamos realizando essa blitz, para que as pessoas mantenham o alerta”, destaca Daniel de Rocha, produtor e diretor do grupo teatral Marco Zero.

Blitz buscou chamar atenção para a importância da prevenção

Segundo a presidente do Conselho Municipal de saúde, Nádia Costa Souza, os cuidados não são apenas com uso do preservativos. “deve-se usar seringas e agulhas descartáveis, é importante que a pessoa tenha materiais de uso próprio e não compartilhe com nenhuma pessoa. É necessário utilizar apenas uma vez e descartá-lo corretamente. Deve usar luvas para contato com sangue ou fluidos corporais, sempre utilizar objetos cortantes descartáveis ou esterilizados, sem o compartilhamento com outras pessoas”, informa a conselheira.

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo