Amapá

Mais de 1,7 mil agentes de segurança vão atuar nos quatro dias no maior Réveillon da Amazônia

O Governo do Amapá irá mobilizar mais de 1,7 mil agentes de segurança para garantirem a ordem e tranquilidade dos quatro dias do maior Réveillon da Amazônia, de 28 a 31 de dezembro, em Macapá. O planejamento integrado incluem profissionais das Polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

As ações serão coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, que garantirá, ainda, a cobertura em várias frentes de atuação em todos os 16 municípios. Na capital, a iniciativa contempla todos os eventos realizados ao longo da orla do rio Amazonas, que devem receber em média 250 mil pessoas por noite.

“Estamos empenhados em garantir uma virada de ano segura para a população, mas é fundamental que cada pessoa também faça a sua parte. Pode levar cooler e cubas, mas evite recipientes de vidro e objetos cortantes ou pontiagudos. Mantenha seus pertences sempre próximos e, se for com crianças, não as deixar sozinhas e ficar sempre de olho. Além disso, se beber, não dirija, contamos com a colaboração de todos para que a celebração seja marcada pela alegria e tranquilidade”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, José Neto.

As forças de segurança estarão presentes em diversas áreas, incluindo o policiamento de trânsito, monitoramento por drones, patrulhamento a pé e motorizado, além de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros, como observadores de risco e serviços de combate a incêndios. Também será reforçado o atendimento de urgência e emergência, com videomonitoramento e outras medidas de prevenção que já se provaram efetivas em outros grandes eventos realizados pelo Governo do Amapá.

As forças de segurança do Amapá contarão com cerca de 420 agentes em regime de plantão extraordinário, totalizando 1,1 mil policiais militares e 380 bombeiros. O reforço extra garante que o policiamento ordinário nos 16 municípios seja mantido sem alterações nas atuações de efetivo destacado para as operações “Protetor”, “Papai Noel” e “Biomas”.

O plano prevê reforço em áreas estratégicas, como a Delegacia das Mulheres e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval, na Zona Norte de Macapá. Para garantir a eficiência das ações, o sistema de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas será intensificado, assim como a comunicação integrada entre os órgãos no Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes).

“Nosso foco está na articulação entre os órgãos e no planejamento detalhado para assegurar uma atuação eficiente e eficaz. Essa colaboração é essencial para proporcionar um ambiente seguro para a população durante as festividades”, destacou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sejusp, Marcelo Campos.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) será responsável pela elaboração do Plano de Interdição de Vias no Centro da cidade em conjunto com outros órgãos competentes. A medida visa organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança nos dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro.

A Sejusp também reuniu-se com representantes do Juizado da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares das Zonas Norte e Sul, Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá, Guarda Municipal, Secretaria de Estado de Transportes e órgãos vinculados à Segurança Pública, para garantir maior eficiência e efetividade na prestação de serviços durante o período festivo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo