Mesa Brasil completa 20 anos e já garantiu mais de 3 bilhões de quilos de alimento para os amapaenses
O Sesc Amapá realiza no próximo dia 31 (quinta-feira) a celebração de 20 do programa Mesa Brasil no estado. Para marcar a data, o evento reúne no Auditório da Fecomércio, representantes das empresas locais e instituições assistenciais que contribuem para atender pessoas em insegurança alimentar. Na oportunidade, Mesa Brasil e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) firmam parceria que visa arrecadação de doações para o programa.
O Mesa Brasil é reconhecido em todo território nacional como um programa que desenvolve uma importante ação de segurança alimentar e nutricional, formando assim uma grande rede de solidariedade humana que tem como objetivo básico combater a fome e o desperdício de alimentos, com foco no direito humano à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional em todo Brasil.
Implantado em 23 de agosto de 2003 pela Administração Regional do Sesc no Amapá, o Mesa Brasil passou a desenvolver suas atividades na modalidade colheita urbana. Desta maneira, assegura diariamente a coleta dos alimentos e procede o serviço de seleção e entrega imediata para as Instituições sociais cadastradas no programa.
Em duas décadas, mais de 3 bilhões em quilos de alimentos foram doados para instituições assistidas pelo programa. Já foram mais de mil parceiros doadores, entre pessoas físicas e jurídicas, contribuindo com alimentos, materiais de higiene, combustível, cessão de espaços, dentre outras doações. Cerca de 300 instituições foram beneficiadas.
No Amapá, o Mesa Brasil atua com a compreensão de combater as desigualdades sociais e provocar o setor empresarial a compartilhar em prol da ação solidária de defesa a vida, luta pela justiça e garantia de direitos sociais.
As ações se baseiam em doações que exigem sensibilização dos indivíduos para o desenvolvimento do espírito solidário, com esforço gratificante e diário a partir da captação de parceiros doadores que juntos dividem a responsabilidade social na atuação dos diferentes contextos para transformação da realidade social dos assistidos.
Nesse sentido, empresas e instituições tornam-se voluntárias, doando alimentos que estão sobrando ou que seriam desperdiçados.