Justiça

Mutirão do Dia da Defensoria atendeu mais de 200 pessoas e custou apenas R$ 117,11 por atendimento

Quanto custa fazer um atendimento jurídico com eficiência e qualidade? A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) tem a resposta. Segundo dados no Relatório Estatístico do mutirão do Dia da Defensoria Pública, ocorrido nos dias 19 e 20 de maio, cada um dos 202 atendimentos realizados na ação custou apenas R$117,11 à instituição.

O relatório elaborado pela Corregedoria-Geral buscou avaliar tanto o perfil dos assistidos, quanto questões quantitativas e qualitativas da ação.

Em relação ao custo especificamente, foram analisados gastos com transporte, serviços gerais, empresa contratada para materiais e alimentação, bem como o custo operacional dos 13 defensores públicos e 12 assessores jurídicos que atuaram no mutirão.

No total, a ação custou R$ 23.655,98, que se dividida para cada atendimento, chega ao valor de R$117,11 por pessoa assistida.

Segundo o defensor público e corregedor-geral da DPE-AP, Eduardo dos Anjos, analisando a atuação da Defensoria Pública como órgão que leva acesso a orientação jurídica gratuita a população, os benefícios proporcionados superam o valor financeiro.

“Há um atendimento de qualidade. As pessoas têm orientação jurídica, peticionamento, protocolo, acompanhamento processual, eventualmente a realização de audiência e interposição de recurso oriundos do atendimento inicial”, pontuou o corregedor-geral.

O relatório mostrou, ainda, que os assistidos validaram a atuação dos Defensores Públicos de forma positiva durante o mutirão, pois 69% consideraram os atendimentos ótimos, 11% bons, 3% regulares e um percentual de 17% não sabe ou não informou a avaliação.

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