Em Laranjal do Jari o nível do rio voltou a crescer, atingindo 2,56 metros, e deixando 83 famílias desalojadas e 4 desabrigadas na última terça-feira, 12. De acordo com a Defesa Civil pelo menos dez bairros foram afetados com a cheia do rio.
Além dos bairros, as comunidades de Padaria e São José também foram invadidas pela água. “O rio Jari nos surpreendeu mais uma vez, nós fomos dormir com uma medição de 2,40 metros e amanhecemos com o rio com 2,53 metros. O que nos preocupa muito, já que só em uma madrugada o nível do rio subiu 13 centímetros, fechando a terça-feira com 2,56 metros” disse o prefeito de Laranjal, Márcio Serrão.
De acordo com o prefeito todas as famílias afetadas estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil do Estado e Município, além das secretarias de assistência social. “Muitas famílias não aceitam deixar suas residências e permanecem mesmo com a água invadido as casas. Todas essas pessoas estão sendo monitoradas pela assistência social e defesa civil, que já realizaram a distribuição de 255 mil litros de água potável”, completou Serrão.
As cheias desse ano já afetaram diretamente 1.872 famílias, seis escolas e uma Unidade Básica de Saúde. Os bairros mais prejudicados são o Sumaúma , Malvinas, Centro, Três Irmãos, Santarém, Sagrado Coração, Nova Esperança , Mirilândia, Agreste e Prosperidade .