No bairro Beirol, usuários da Unidade Básica de Saúde São Pedro reclamam de falta de vagas para consultas com médicos especialistas

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão enfrentando problemas para conseguir atendimento médico especializado na Unidade Básica de Saúde São Pedro, localizada no bairro Beirol, zona Sul de Macapá.
Administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade oferece especialidades de clínico geral, pediatra, ginecologista, psicólogo, cardiologista, fisioterapia, nutricionista, dentista e acompanhamento pré-natal. Além de exames laboratoriais e coleta de PCCU, com serviços ainda de vacinação e farmácia.

Segundo relato de pacientes, mesmo chegando às 5h30 da manhã para conseguir uma consulta, muitos usuários não conseguem o agendamento para o atendimento, e em alguns casos como a especialidade de psiquiatria as vagas não chegam nem a ser ofertadas.
“Cheguei às 5h30 da manhã para marcar uma consulta com o endocrinologista e já haviam muitas pessoas esperando para outros especialistas. Começou a chover, mas o portão continuou fechado, e a vigilante não permitiu a entrada de ninguém. Quando finalmente conseguimos entrar, informaram que não haviam mais vagas para psiquiatra, por exemplo. O problema é que haviam pessoas esperando desde às 2h da manhã, e em nenhum momento avisaram sobre a falta de vagas. A população está enfrentando dificuldades para conseguir atendimento e merece mais respeito. Espero que esse caso possa ser divulgado para que providências sejam tomadas”, relatou uma paciente através de mensagem enviada para a produção do Portal Alyne Kaiser.

Essa não é a primeira reclamação de usuários sobre o atendimento na UBS, na última terça-feira, dia 18 de fevereiro, uma paciente divulgou em redes sociais um vídeo mostrando que várias pessoas aguardavam por consulta, mas o médico que deveria realizar o atendimento não se encontrava na unidade, gerando transtorno para quem esperava.
O Portal Alyne Kaiser aguarda um posicionamento da Prefeitura de Macapá e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).