No Pacuí e em Cutias, Jaime aponta o Agro como saída mais rápida para desenvolver o estado
Em visita ao município de Cutias do Araguari e em comunidades do distrito macapaense de Pacuí, o pré-candidato ao governo do Amapá, Jaime Nunes (PSD), defendeu o fomento do setor primário para garantir que alimentos produzidos no estado cheguem à mesa do amapaense. Em dois dias de agenda nas regiões, ele participou de encontros com produtores rurais e representantes de outros setores da sociedade.
“Um dos caminhos para desenvolver o estado é incentivar o agro e o setor mineral, mas o que dará resultado mais imediato é o agro. É preciso fomentar a produção para que possamos abastecer o nosso estado com produtos daqui, gerando renda e emprego no Amapá. Não podemos mais aceitar que nossa farinha, por exemplo, venha do sul do país”, disse Jaime durante reunião no distrito de Pacuí.
O pré-candidato reuniu com produtores rurais em Corre Água, Livramento e Tracajutuba, comunidades do Pacuí. As demandas apresentadas em todas elas são relacionadas a dificuldade em adquirir maquinário para escalar a produção e escoar o que é produzido nessas localidades. “O que a gente precisa é que o governo nos apoie de verdade. Precisamos ter condições de trabalhar e de vender nossos produtos. Hoje estamos completamente esquecidos aqui”, disse a agricultora Marlúcia Furtado, da comunidade Corre Água.
Na região, ele também visitou a Escola Família Agrícola do Pacuí, uma entidade privada comunitária que existe há 33 anos e é responsável por formar jovens para atuarem no primeiro setor. Ao lado da diretora da instituição, Bianca Maria de Souza, Jaime conheceu um projeto de criação de galinhas poedeiras, que tem o objetivo de fornecer ovos para a merenda escolar.
“Fiquei encantado com o projeto. São 427 aves que produzem em média 400 ovos por dia. Além da importância de produzir alimentos, a escola ainda está qualificando jovens para trabalharem no setor primário, o que nos enche de esperança em um futuro melhor. É esse tipo de projeto que o governo do estado precisa apoiar”, disse. Atualmente a escola conta com 86 alunos, de 14 a 52 anos, que aprendem técnicas de plantio, cultivo de frutas e criação e animais.
Em Cutias, Jaime caminhou pela cidade e conheceu algumas iniciativas de empreendedorismo dos moradores no setor de construção de embarcações, no comércio e serviços. Ele também participou de reuniões com lideranças religiosas e apoiadores da sua pré-candidatura._Assessoria de Imprensa__Pré-candidato Jaime Nunes_