Cultura

Obra literária de professor da Unifap trata sobre psicopatas da vida real e ficção

Você está diante de uma pessoa que se apresenta muito inteligente, com grande persuasão e que aos poucos vai percebendo que mente bastante, até sobre pequenas coisas, que tem poder de convencimento, e que está sempre em busca de controlar as pessoas e finge muito bem sentimentos, mas não tem nenhuma empatia e só usa você para conseguir o que quer e é muito narcisista, sempre se coloca no centro das atenções? 

É bem provável que você esteja diante de um psicopata. Foi essa a experiência que o doutor em Comunicação e professor da Unifap, Ivan Carlo, teve em meados dos anos 2000, e que agora virou história em sua nova obra literária intitulada “Psicopatas na vida real e na ficção”.

“O interesse pelo assunto surgiu quando fui vítima de um psicopata, em 2003. A pessoa chegou a conviver na minha casa, e aos poucos fui descobrindo algumas mentiras dela. Sofri um golpe e tentei alertar outros amigos em comum. Mas as pessoas não acreditavam em mim, devido a ele ser muito convincente, e só perceberam quando foram lesadas também”, explica o autor.

Professor Ivan Carlo usou experiência pessoal como inspiração para o livro

Depois que passou por essa situação, o professor Ivan Carlo, que já escrevia e já tinha publicado outras obras, passou a estudar sobre o tipo de comportamento que o golpista tinha. “Comecei a pesquisar tudo sobre o assunto. Inclusive, a procurar obras ficcionais que tratassem do tema, de filmes e histórias em quadrinhos. Daí surgiu a ideia de produzir um livro que falasse dos psicopatas tanto na vida real quanto na cultura pop, uma abordagem totalmente inédita”. 

De acordo com o autor, a temática desperta muita curiosidade, mas poucas pessoas conhecem sobre o assunto, sempre relacionam os psicopatas com os serial killers. “Sim, esses criminosos em série são psicopatas. Mas são minoria, nem todos são assassinos bárbaros. Os psicopatas estão em todos os lugares, principalmente em postos de poder: como empresas, política e igrejas. Você provavelmente conhece um psicopata. E ele é a pessoa que você menos desconfia”, alerta o autor. 

O livro está no financiamento coletivo Catarse, com pseudônimo de Gian Danton, uma forma de arrecadar o valor para poder ser publicado. A obra está dividida em três capítulos. No primeiro, “Uma mente peversa”, é explicado como surgiu o termo psicopata e o que significa a psicopatia, as características mais visíveis e a diferença entre psicopata e psicótico. 

No segundo capítulo, são apresentados exemplos reais de psicopatas. E o terceiro capítulo se debruça sobre o fenômeno na cultura pop. São mostrados exemplos de psicopatas na música, nos quadrinhos, no cinema e nos seriados. 

Serviço: O livro terá 200 páginas e está no financiamento coletivo no Catarse, que funciona como uma espécie de pré-venda. Para apoiar o projeto, clique em: https://www.catarse.me/psicopatas_na_vida_real_e_na_ficcao_9e59.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo