Polícia

Operação Escudero: PC do Amapá cumpre mandados em investigação de contrato de fornecimento de alimentos

A Polícia Civil do Estado do Amapá participou da “Operação Escudero”, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) nesta quarta-feira, 28.

De acordo com o Delegado Eduardo Quadrotti, coordenador da Coordenadoria Especial de Combate à Corrupção e o Crime Organizado (CECCOR), foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em endereços nos bairros Pacoval, Laguinho, Centro, Infraero e Fazendinha, em Macapá. Durante a ação, foram apreendidos celulares, documentos, computadores e pendrives. Além da CECCOR, também participaram do apoio operacional, a CORE, a DECIPE, a DECCP, a DETE, a POLINTER e a DCCM.

A “Operação Escudero” foi deflagrada pela PC-DF, por meio da Delegacia de Repressão à Corrupção vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRCOR/DECOR), com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, por intermédio da Promotoria de Justiça de
Defesa da Saúde (PROSUS), visando o cumprimento de 20 (vinte) mandados de busca e apreensão.

O Delegado Marcos Costa, da DECOR/PC-DF, informou que a investigação, iniciada em abril de 2023, visa apurar as ações de empresários e agentes públicos relacionadas ao contrato de fornecimento de alimentos aos pacientes das unidades de saúde
administradas pelo IGESDF.

No curso da investigação, foram observados vários elementos de que o serviço é prestado de forma precária, dada a falta de insumos, atrasos nas entregas e carência de equipamentos adequados à produção de alimentos, ocasionando diversos transtornos ao plano nutricional dos enfermos, dificultando, assim, a plena recuperação dos pacientes.

O contrato vigente tem validade até julho de 2025 e o valor ultrapassa R$ 300 milhões. Os mandados foram cumpridos em endereços vinculados ao núcleo empresarial da empresa prestadora dos serviços e servidores do IGESDF, além da própria sede do IGESDF. As diligências foram realizadas no Distrito Federal e nas capitais dos Estados de Goiás e Amapá.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo