Outubro Rosa: Rurap traz mulheres da zona rural para receberem consultas médicas
O órgão proporcionou transporte para capital e marcação de consultas.
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) realizou nesta sexta-feira, 22, uma ação direcionada à saúde da mulher, em comemoração ao Outubro Rosa. Na ocasião, que ocorreu no auditório do Museu Sacaca, mulheres agricultoras da comunidade de Curralinho e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Santana) foram trazidas para assistirem palestras de conscientização acerca da saúde feminina.
Graças ao apoio do Hospital de Amor de Macapá, as mulheres já sairão do evento com consultas de mamografia e exame de PCCU (Preventivo ao Câncer do Colo de Útero) marcadas. O transporte para o evento e consultas também foram proporcionados pelo Instituto.
Participantes reconhecem a importância do evento, como Maria Antônia, de 54 anos. “Por exemplo, no meu caso, eu já fiz os exames, mas posso levar as informações às outras mulheres da minha comunidade, da minha família”, comenta Maria sobre a importância deste momento.
O Rurap é um instituto que presta assistências técnicas e sociais ao meio rural amapaense, e, além deste e outros eventos parecidos que irão ocorrer no mês de outubro, haverá programação em novembro para a saúde do homem, semelhante a esta. “A gente tem como chegar mais próximo a estas mulheres, que dificilmente conseguem vir à capital fazer estes tipos de exames”, aponta Adail Junior, chefe de Gabinete do Rurap.