Política

Pelo Amapá Inteiro: Clécio chega à Laranjal do Jari

Após três meses morando em Santana com o Pelo Amapá Inteiro, o ex-prefeito de Macapá, Clécio Luis, partiu em direção ao sul do Amapá no último dia 03. Foram quatro dias navegando pelos rios e conversando com comunidades ribeirinhas até chegar nesta segunda-feira (06) ao destino final, o terceiro município mais populoso do estado, Laranjal do Jari.

Clécio viajou de barco acompanhado de pesquisadores, integrantes da juventude, artistas e jornalistas convidados nesse primeiro momento. “Subimos o rio Jari, fizemos uma imersão na história dessa região, que é totalmente diferente de Santana e de Macapá, e finalizamos aqui conhecendo pessoas, costumes, sonhos e os problemas também, pois não podemos fechar os olhos”, disse Clécio ao chegar em Laranjal.

Durante o “mergulho” pelos rios Jari, Maracá, Ajuruxi, Ariramba, rio Preto, até a última parada no município de Laranjal do Jari, Clécio Luis conversou com alguns moradores das comunidades ribeirinhas pelas quais passou e conheceu projetos que estão dando certo. Na comunidade Maranata, no Ajuruxi, dialogou com o vereador Dinho, que faz um trabalho de associativismo e trouxe para a comunidade um projeto de saneamento básico federal, que atende 500 famílias.

Ainda na região, trocou ideias com o extrativista Valdir, que falou sobre a falta de subsídios para preservação e o extrativismo de açaí, uma base econômica importante para o local e com grande potencial de trazer qualidade de vida para os moradores da região. Clécio disse que é preciso “apostar no equilíbrio” e por isso “as RESEX (Reservas Extrativistas) são interessantes.”

Para Clécio Luis, a viagem foi de conhecimento mas, sobretudo, de autoconhecimento, porque “isso tudo pertence a nossa história”. Clécio foi recebido em Laranjal do Jari pelo prefeito Márcio Serrão e a Deputada Estadual Alliny Serrão na sede do município onde irá morar por um mês e, assim como em Santana, imergir no cotidiano da cidade e estudar de forma técnica os potenciais e as dificuldades que a população enfrenta.

Texto: Comunicação Clécio Luis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo