”Pequenos negócios precisam de políticas de fomento”, afirma Josiel
O desenvolvimento econômico como pauta de inovação é uma das propostas que vêm sendo defendidas pelo candidato a vereador pelo União Brasil, Josiel Alcolumbre. Ele afirma que a Câmara de Vereadores precisa discutir projetos focados no fortalecimento dos pequenos negócios da capital.
O candidato defende, ainda, a implementação de soluções criativas para impulsionar a economia local e consolidar as empresas que estão surgindo no cenário macapaense, com destaque para a economia criativa e a bioeconomia. “O desenvolvimento econômico é uma responsabilidade política dos vereadores”, ressalta.
À frente do Sebrae/AP desde o ano passado, Josiel deu destaque à instituição, desenvolvendo, junto com uma equipe técnica e visão de futuro, um novo modelo de gestão que favoreceu as pequenas iniciativas de negócios. Como resultado desse impulso, o número de startups no estado saltou de 41, em 2023, para 168 empresas registradas em 2024.
Durante sua gestão, os micro e pequenos negócios ganharam mais visibilidade através de grandes eventos organizados para fortalecer e gerar oportunidades aos empreendedores, como feiras de negócios e festivais. Josiel quer levar essa experiência à Câmara de Vereadores.
“Macapá desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na consolidação econômica do Amapá, por concentrar a maior parte da população e abrigar o maior número de pequenos empreendedores. Precisamos criar projetos de fomento e consolidar a pequena economia para beneficiar esses empreendedores e ajudar no desenvolvimento econômico de Macapá”, ressaltou Josiel.
Josiel também destaca a crescente industrialização de produtos em Macapá, impulsionada por serviços do Sebrae/AP que fomentaram a criação de moda, acessórios, gastronomia e o surgimento de diversas startups com soluções tecnológicas em áreas como, por exemplo, a construção civil e a alimentação.