Pesquisa aponta que comércio amapaense abrirá cerca de 2 mil postos de trabalhos temporários neste fim de ano
O estudo também aponta que empresários estão otimistas com crescimento nas vendas.
O Instituto Fecomércio realizou uma nova pesquisa que aponta as expectativas dos empresários para este fim de ano no comércio amapaense. Entre o levantamento das informações está a previsão de pelo menos 2 mil novas vagas de empregos temporários.
Das 130 empresas entrevistadas, 76% delas acreditam que as vendas serão melhores em relação ao natal passado. Os dados mostram ainda que mais da metade dos empresários (58%) estão confiantes e acreditam em um aumento de 5% a 50% nas vendas.
“Os empresários do comércio varejista de Macapá estão otimistas em relação às vendas de fim de ano, 58% das empresas já anteciparam a formação de estoque para o natal. Essa motivação leva com que 62% desses empreendimentos contratem mais pessoas, o que irá gerar até duas mil vagas só no comércio”, disse o presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino.
Uma data também de muita expectativa para o comércio é a Black Friday. O levantamento aponta que 38% acreditam que haverá aumento nas vendas nesse período. Para 70% das empresas, os descontos e promoções serão especiais. “O segundo semestre é 53% mais lucrativo para o comércio. Esse período é o momento em que o empresário precisa ter estratégias para aproveitar a oportunidade para aumentar as vendas e impulsionar o comércio local”, comentou Viterbino.
Sobre as contratações, a pesquisa aponta que 60% das empresas pretendem contratar até 2 pessoas, 30% de 3 a 5 colaboradores. Já 11% pretendem contratar mais de 5 empregados.