Pessoas com autismo terão acompanhamento nutricional garantido no SUS; lei aprovada é da deputada amapaense, Aline Gurgel

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei que garante o acompanhamento alimentar e nutricional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é de autoria da deputada federal Aline Gurgel (Republicanos/AP) e representa um importante avanço nas políticas públicas voltadas para a inclusão e o cuidado integral da pessoa com autismo.
A nova legislação assegura que pessoas com TEA tenham acesso ao atendimento especializado por nutricionistas, respeitando suas especificidades alimentares, sensibilidades sensoriais e eventuais restrições nutricionais, garantindo mais saúde, qualidade de vida e bem-estar.
“A alimentação tem impacto direto no desenvolvimento e no comportamento da pessoa com autismo. Essa lei é uma conquista de todas as famílias que lutam por um SUS mais inclusivo e humanizado”, afirmou a deputada Aline Gurgel.
A medida fortalece o compromisso com uma saúde pública acessível, inclusiva e adaptada às reais necessidades da população.