PF investiga fraude em licitações e desvio de R$ 1 milhão em recursos públicos em Pracuúba
Em nota, Prefeitura de Pracuúba informou que o caso seria da gestão passada

A Polícia Federal deflagrou a Operação “Vanish”, cumprindo dois mandados de busca e apreensão, sendo um na Prefeitura do
município de Pracuúba e outro na região central de Macapá. A operação visa investigar uma suposta empresa de fachada que estaria envolvida em fraudes licitatórias e desvios de recursos públicos no estado.
A empresa, registrada como prestadora de serviços de engenharia, teria declarado uma gama de atividades que levantaram suspeitas quanto à sua real especialização e foco operacional.
Durante as investigações, foi constatado que a sede da empresa corresponde a um imóvel desocupado, sem qualquer sinal de atividade comercial, como placas indicativas ou movimentação de funcionários.
A investigação também revelou que a empresa poderia estar envolvida em irregularidades nos pregões eletrônicos da Prefeitura de Pracuúba, com um possível desvio de recursos superior a um milhão de reais. Esses desvios podem ter sido feitos a partir de falsas vendas de material de consumo para atender o governo, como banners e outros materiais gráficos, e também na
impressão de livros didáticos.
Os investigados podem responder pelos crimes de falsificação de documento público e fraude
em licitação. As penas podem chegar a 14 anos de reclusão, mais pagamento de multa.
Em nota a Prefeitura de Pracuúba informou que a investigação tem a ver com a gestão passada, especificamente em 2020. “Nenhum documento referente a esse período foi encontrado na Prefeitura”.