Policial penal é investigado por ataque cibernético ao sistema do Iapen

A Equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DR-CCIBER), deflagrou a Operação “Cyber Shield” e cumpriu mandado de busca de apreensão na residência de um policial penal, investigado por ataque cibernético aos sistemas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN).
De acordo com o Delegado Nicolas Bastos, o ataque aconteceu em julho do ano passado, estrategicamente, no dia de visita aos detentos.
“Esse ataque ocasionou o desligamento dos sistemas do IAPEN, levando os policiais penais a não conseguirem mais acessar o cadastro de visitantes. Assim, os familiares não puderam entrar, o que ocasionou revolta nos detentos e em seus familiares, levando a sério risco de rebelião dos internos. A capacidade de investigação tecnológica da DR-CCIBER demonstra que não há crime que não deixe vestígio. Investigamos e identificamos o autor dos ataques. Agora, iremos analisar os dispositivos eletrônicos apreendidos na residência dele e, em breve, estaremos concluindo essa investigação”, explicou o Delegado.
O Delegado informou ainda, que o ataque teria sido motivado por desavenças do servidor investigado com os atuais gestores.