Amapá

Prefeitura de Macapá decreta situação de emergência no arquipélago do Bailique

Avanço de oceano faz com que comunidade enfrente falta de água potável.

A Prefeitura de Macapá decretou nesta quinta-feira, 14, situação de emergência no arquipélago do Bailique, distante 180 quilômetros da capital, devido à crise hídrica na localidade, ocasionada pelo avanço do Oceano Atlântico, que tem deixado as águas do distrito impróprias.  

O documento define medidas emergenciais para o trabalho das equipes nesta força-tarefa. Uma delas é o envio de água doce e mineral para as comunidades do local. Inicialmente, serão levados 10 mil fardos de água mineral, que corresponde a 90 mil litros do líquido.

“As medidas agora são emergenciais, mas já estamos articulando e estudando formas de trabalho que atendam essas comunidades a longo prazo”, ressaltou o prefeito da capital, Antônio Furlan.

Ajuda humanitária começará a ser enviada neste fim de semana

A água de consumo diário será retirada do canal localizado em Limão do Curuá. O transporte e distribuição serão feitos pela prefeitura em pontos fixos, que serão definidos junto com as comunidades.

Também serão entregues cestas básicas e medicamentos. Ao todo, são 135 toneladas de ajuda humanitária, que começam a ser embarcadas neste fim de semana.

Confira o decreto:

https://drive.google.com/file/d/1nOdeyNWRrTrYEXka-KN7aWmNANYg0nID/view

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo