Presidente da CAB, Júnior Favacho convida especialista para discutir a implantação da Central de Abastecimento do Amapá
À convite da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), presidida pelo deputado estadual Júnior Favacho (MDB), desembarcou em Macapá nesta quarta-feira (21) o economista e professor paraense Rosivaldo Batista. Ele será palestrante do Seminário “A Importância da Central de Abastecimento (Ceasa) para o Setor Produtivo do Amapá”, que será realizado pela CAB na próxima sexta-feira (23), no auditório da Embrapa. Na tarde desta quarta, Rosivaldo visitou dois locais em estudo pelo Governo do Amapá (GEA) para abrigar uma futura instalação em Macapá.
Os terrenos visitados ficam no Bairro Brasil Novo, zona Norte da capital, e na Rodovia Norte-Sul. Durante a visita, o economista estava acompanhado do Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Kelson Vaz, e do vice-presidente da CAB, deputado Paulo Nogueira. Rosivaldo explicou que a escolha do local para a construção da Ceasa deve ser feita com cautela e planejamento a longo prazo, principalmente projetando a necessidade de ampliar o espaço no futuro.
“É necessário que se escolha um espaço que atenda a necessidade imediata, mas que também permita uma ampliação da estrutura caso a demanda aumente. Quando você constrói uma central de abastecimento em uma capital, o objetivo é facilitar a entrada do produto, mas, acima de tudo, beneficiar o produtor rural, principalmente da agricultura familiar. Na minha avaliação, o Amapá merece ter uma Ceasa para ajudar a desenvolver o setor produtivo”, afirmou o economista.
Estudioso do assunto há mais de 20 anos, e com a experiência de ter sido presidente da Ceasa do Pará, Secretário de Economia do município de Belém (PA) e Diretor Norte/Nordeste da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen), Rosivaldo Batista também é autor de livros sobre essa temática. No evento desta sexta-feira, ele terá o desafio de apresentar os benefícios gerados com a construção de uma Ceasa para o setor produtivo do estado, listando inclusive experiências positivas de outros estados do país.
Para o deputado Júnior Favacho, essa experiência é importante para que o debate a respeito desse tema possa gerar frutos positivos. “É necessário que a gente promova esse debate e ouça um especialista com a bagagem do professor Rosivaldo Batista. Também precisamos ouvir os produtores rurais, que são os maiores interessados no assunto. Uma Ceasa em Macapá trará benefícios para o agronegócio no estado, em especial para a agricultura familiar, facilitando a logística de escoamento do que é produzido na região”, disse.
Segundo o deputado, o objetivo principal do seminário é conhecer o papel estratégico das Ceasas, sua importância para o produtor rural, para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento da economia do estado através de geração de emprego e renda.
Prioridade
Durante a visita aos terrenos, Kelson Vaz afirmou que a construção da Ceasa em Macapá está no programa de gestão do governador Clécio Luís. Ele afirmou que, tão logo os estudos técnicos sejam concluídos, o governo iniciará um trabalho para captar recursos que custearão o projeto. O secretário elogiou a iniciativa da Comissão de Agricultura e Abastecimento em promover esse seminário e fomentar um debate tão importante para o setor produtivo do Amapá.
“Com o apoio da Comissão de Agricultura estamos recebendo aqui o Rosivaldo, que é um especialista no tema, estudando locais para as futuras instalações e projetando o volume de recursos que precisaremos para configurar esse projeto. Com essa estratégia, queremos fortalecer a agricultura familiar e o agronegócio, e juntos construirmos um aparelhamento importante para a economia do nosso estado”, avaliou o secretário.