Programa de vigilância da qualidade da água de Pedra Branca é convidado para participar de evento no Pará
Apresentando destaques nas ações do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari recebeu convite para participar de uma capacitação no município de Marabá-PA.
“O objetivo é debater, compartilhar experiências exitosas e propor ações relacionadas ao uso e à gestão sustentável da água. Como a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari trabalha para cumprir e ultrapassar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde no Vigiágua, o convite representa um reconhecimento ao esforço que vem sendo feito no sentido de garantir a qualidade da água consumida pela população”, destacou Carlos Otávio, diretor do Vigiágua do município.
O Vigiágua tem o objetivo de auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no SUS. Pedra Branca do Amapari possui em andamento o projeto Salta Z, entre as técnicas de abastecimento de água. Esse projeto que beneficia diretamente diversas famílias residentes em comunidades da Perimetral Norte, zona rural do município, é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Além disso, foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde para a coordenação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), aparelhos tais como: medidor de PH digital, turbidímetro e medidor de cloro digital, que fazem a análise e o controle da água, e monitoram a qualidade do produto fornecido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedra Branca do Amapari (Saepe).
Com a municipalização do Sistema de Abastecimento de Água, Pedra Branca passou a ter também a responsabilidade de fiscalizar e monitorar como esta água chega à casa do consumidor, por isso a aquisição desses equipamentos tem papel fundamental nesse processo. Agora, o monitoramento da água que sai da estação de tratamento para a casa do consumidor passa por uma inspeção ainda mais criteriosa.