Cultura

Programação cultural marca encerramento da 3ª edição do Circuito Conexões Climáticas

Evento que fortalece debate sobre mudanças climáticas e políticas públicas acontecerá neste sábado, em frente à Casa do Artesão, a partir das 18h

A 3ª edição do Circuito Conexões Climáticas encerra neste sábado (28), com uma programação cultural em frente à Casa do Artesão, a partir das 18h. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Utopia Negra, com o objetivo de pautar assuntos importantes e urgentes para a sociedade, como mudanças climáticas, educação ambiental, cidadania, racismo ambiental, políticas públicas, cartografia social e sustentabilidade.

O evento terá apresentações de artistas e grupos culturais amapaenses, feira com exposição e venda de produções sustentáveis, além de espaços para conhecimento e apoio a projetos sociais locais. A ideia é valorizar a cultura, ressaltar a importância das pautas em questão e fomentar o empreendedorismo verde.

Segundo um dos diretores do Utopia Negra, Paulo Cardoso, o projeto também conta com ações educacionais, como as oficinas que foram ofertadas em duas escolas do município de Santana e outra na Vila do Carmo do Maruanum, onde cerca de 120 estudantes em idade eleitoral foram integrados aos temas em debate. Nesta terceira edição, ainda há o apoio da IARA Eleições, que tem a missão de levantar a pauta sobre voto consciente entre os jovens.

“O Circuito Conexões Climáticas não é apenas um conjunto de atividades. Ele representa um movimento de conscientização e mobilização que busca transformar a relação das comunidades com o meio ambiente e seus direitos políticos. Nos tempos atuais, em que a Amazônia enfrenta desafios ambientais e sociais profundos, formar cidadãos críticos e informados sobre a importância do voto consciente é fundamental para a defesa de nosso território e de suas populações”, afirma Paulo.

Utopia Negra
O Coletivo Utopia Negra é uma organização amapaense que atua no terceiro setor desde 2020, buscando garantir direitos da população negra e de moradores das comunidades tradicionais da Amazônia, dando maior visibilidade para suas pautas e fortalecendo ações afirmativas.

Confira a programação:
Dj Dropanda
Tani
Marabaixo da Juventude
Mc Deeh
Grupo Fina Batucada

Texto: Joyce Batista
Imagens: Coletivo Utopia Negra

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo