
Lançado nesta segunda-feira, 10, o projeto Escola Segura integra o Programa Saúde e Combate à Violência nas Escolas do Governo do Amapá. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Estado da Educação (Seed), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Comunicação (Secom), Ciência e Tecnologia (Setec) e da Polícia Militar do Amapá, em parceria com a empresa de software Proesc. O investimento inicial do programa é de R$ 2,9 milhões, oriundos de recursos federais e do Fundo Estadual de Segurança Pública.
No lançamento do projeto o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que a iniciativa fortalece o desenvolvimento educacional e social ao garantir um ambiente escolar mais seguro. A iniciativa inclui rondas permanentes, inicialmente em 101 escolas estaduais de Macapá e Santana, e a implementação do Botão de Alerta para ocorrências graves.

“Serão cinco batalhões, 11 viaturas, 41 policiais atuando em escolas mapeadas, garantindo uma presença constante. A proximidade com a comunidade escolar fortalece a segurança e a tranquilidade no ambiente de ensino. Afinal, uma escola segura não depende apenas da polícia, mas também de um trabalho contínuo na educação”, destacou o governador Clécio Luís.
O projeto integra o programa “Saúde e Combate à Violência nas Escolas”, do Governo do Amapá, que também incluirá consultas psicológicas gratuitas aos estudantes, campanhas educativas e rodas de conversa com a comunidade escolar como forma de manter os índices de paz e não violência no estado, que tem registrado recordes na redução da violência desde outubro de 2023.
A grande novidade é a implementação de um Botão de Alerta em cada escola, que ao ser acionado, enviará um sinal ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) para o encaminhamento de uma viatura para a unidade. Serão atendidas as ocorrências graves e gravíssimas, que põem em risco a saúde da comunidade.