Cultura

Quarta edição do Aspas Norte discutirá quadrinhos e cultura pop

Em formato híbrido, ofertando atividades presenciais e online, está marcado para os dias 24 e 25 de junho, na Universidade Federal do Amapá, o IV Aspas Norte. O evento deste ano tem como tema “Cultura pop e quadrinhos”. Para o público geral as inscrições vão até o dia 20 de junho. O valor, tanto para quem vai apresentar trabalho quanto para ouvintes, é de 10 reais.

Surgido em 2018 com o objetivo de estimular a pesquisa sobre quadrinhos e cultura pop na região Amazônica, o Aspas Norte nasceu da percepção de que muitas pessoas faziam pesquisas na área, mas não tinham condições de se apresentar nos congressos nacionais focados nesses temas – como, por exemplo, os que são anualmente realizados pela ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial), que tem sede na cidade de Leopoldina – Minas Gerais.

Realizado na cidade de Macapá em 2018 e 2019, o evento contou com apresentações de trabalhos, palestras e oficinas. Os artigos produzidos pelos apresentadores foram reunidos em dois livros, um sobre Linguagem dos quadrinhos e outro sobre Cultura Pop. Em 2020, em decorrência da pandemia, o evento aconteceu de forma totalmente remota.

O professor de Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá, Ivan Carlo, tem uma relação bastante íntima com o assunto há muitos anos. Atendendo pelo pseudônimo Gian Danton, é também escritor e roteirista de histórias em quadrinhos e trabalha com isso desde 1989, quando publicou sua primeira história na Revista Calafrio. Ganhador dos prêmios Angelo Agostini, HQ Mix e Associação Brasileira de Arte Fantástica com a graphic novel Manticore, Ivan Carlo se divide entre as publicações científicas e seu amor pelas histórias em quadrinhos.

Impulsionado também para combater o preconceito contra objetos de pesquisa relacionados a quadrinhos e cultura pop dentro da academia, o professor viu no evento uma oportunidade de estimular a pesquisa científica desse nicho e uma maior aceitação desses temas dentro do ambiente acadêmico.

O professor de Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá, Ivan Carlo

Seu trabalho em quadrinhos é diretamente relacionado à pesquisa, já que quando começou a produzir quadrinhos não tinha nenhuma referência de roteiro. “Eu não sabia como é que se escrevia um roteiro, eu cometia muitos erros e aquela dificuldade que eu tive no início fez com que eu tentasse sistematizar tudo que eu aprendi, especialmente com o roteiro e ensinasse para as novas gerações”, disse o professor.

Foi aí que surgiu o primeiro livro na internet, um e-book que foi baixado por mais de 1 milhão pessoas, chamado Como Escrever Histórias em Quadrinhos. E depois esse e-book foi melhorado, ampliado e transformado em um livro físico que é o Roteiro das Histórias em Quadrinhos. Após isso, escreveu Como Escrever Quadrinhos e, por último, A Bíblia do Roteiro de Quadrinhos, que ele acredita ser o manual mais completo sobre roteiro lançado no Brasil.

Evento é uma oportunidade de estimular a pesquisa científica desse nicho e uma maior aceitação desses temas dentro do ambiente acadêmico

Para apresentar trabalhos no IV Aspas Norte é necessário produzir apenas um resumo e se inscrever no link https://www.even3.com.br/aspasnorte2022 até o dia 5 de junho. Os trabalhos podem ser sobre quadrinhos ou cultura pop em geral. O edital com todas as informações sobre as apresentações de trabalhos encontra-se no blog do evento: https://aspasnorte.wordpress.com.

Além das apresentações de trabalhos, o Aspas Norte contará com palestras com especialistas na área e oficinas. Também haverá feira geek e lançamento de livros, como O Jornalismo em Quadrinhos e outras obras do professor, com direito a noite de autógrafos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo