Polícia

Reféns: Trancado no banheiro, adolescente conseguiu avisar a polícia quando os bandidos entraram na casa

Na tarde desta quinta-feira (25), dois criminosos mantiveram uma família refém, por cerca de duas horas de tempo, na zona norte de Macapá. O fato se iniciou por volta de 14h15, quando os bandidos tentaram roubar um estabelecimento comercial, localizado na avenida Sebastião Lamarão, no bairro Novo Horizonte, de propriedade das vítimas.

O crime não foi concluído, graças a um adolescente que estava no imóvel, que fica nos fundos do comercial. Assim que percebeu que se tratava de um assaltou, o menor conseguiu se trancar em um dos cômodos da casa e ligou para o 190.

PM chegou ao local após ligação

Policiais militantes do 2° batalhão imediatamente foram acionados e se dirigiram para o local. Chegando lá, as guarnições confirmaram o fato e avistaram os assaltantes. Sem ter para onde escapar, a dupla passou a manter um casal, uma idosa e uma criança de apenas 4 anos, em cárcere privado.

Visivelmente nervosos e exaltados, eles usaram uma arma branca e um revólver, que depois a polícia descobriu que se tratava de um simulacro, para ameaçar as vítimas.

Negociação demorou cerca de 2h

Militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram chamados e os negociadores da tropa de elite da Polícia Militar (PM) iniciaram as negociações que foram tensas. A todo momento, os bandidos ameaçavam matar as vítimas, caso a polícia se aproximasse do imóvel.

Enquanto mantinha os reféns, os criminosos transmitiram uma live pelas redes sociais. O ato criminoso foi acompanhado por centenas de pessoas.

Vítima liberada

Algumas horas depois, a mulher mais velha foi liberada. Os assaltantes exigiam a presença da imprensa e de familiares para se renderam e libertarem as demais vítimas.

Usando os refém como escudo humanos, próximo das 16h30, a dupla identificada posteriormente como Gilberth Miranda dos Santos, de 26 anos, e Arthur Gabriel Trindade Batista, de 20, se entregou.

Dupla se entregou

Os reféns, com excessão da criança, precisaram de atendimento médico da equipe do Corpo de Bombeiros, devido o estado emocional.

O jovem que ficou trancado até o fim da situação, estava bastante abalado.

Toda ação foi acompanhada de perto por vizinhos e familiares das vítimas. Foi necessária a intervenção das guarnições do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) para conter o fluxo. No fim, a população aplaudiu a atuação da polícia.

A negocia foi feita pelo Bope

Presos e conduzidos para a delegacia, Gilberth e Arthur foram autuados em flagrante pelo delegado plantonista do Ciosp do li Pacoval. Nesta sexta-feira (26), eles devem ser submetidos a audiência de custódia.

Segundo consta no sistema da justiça, Gilberth já responde a processo por crime de roubo e estava com um mandado de prisão em aberto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo