
Os Jogos Escolares Amapaenses 2025, que promove o desenvolvimento pessoal e coletivo dos alunos da rede básica de ensino, teve seu regulamento lançado oficialmente lançado com mais de 26 modalidades esportivas, que além de valorizar a convivência, o respeito à diversidade cultural despertam o gosto pela prática esportiva.
A ordenação prevê que com a edição de 2025 novos talentos sejam descobertos para representar o estado em competições nacionais como os Jogos da Juventude, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e as Paralimpíadas Escolares. O evento é uma ação integrada das Secretarias de Desporto e Lazer (Sedel) e Educação (Seed).
“Mais do que uma competição, os Jogos Escolares são um instrumento de inclusão, cidadania e formação de valores. Pelo esporte, nossos estudantes aprendem sobre respeito, disciplina, superação e trabalho em equipe. O Governo do Amapá segue comprometido com o fortalecimento do esporte educacional e com a revelação de novos talentos”, afirma a secretária da Sedel, Cibely Peixoto.
O regulamento prevê disputas em 18 modalidades olímpicas como atletismo, futsal, basquete, vôlei, natação e judô, para estudantes de 12 a 17 anos, e em 8 modalidades paralímpicas como goalball, parabadminton e vôlei sentado para alunos de 11 a 18 anos.
Além de consolidar normas de conduta, inscrição e responsabilidade das escolas, o regulamento reforça a obrigatoriedade de cada instituição manter um representante legal em todas as competições.
“Esta primeira etapa de regulamentação é fundamental para garantir organização, segurança e máxima participação – queremos que cada escola, da capital ao interior, se sinta parte desse grande movimento esportivo”, ressalta a coordenadora geral dos Jogos Escolares, Gessyca Andrade.
Nesta fase inicial, as instituições de ensino interessadas devem manifestar adesão ao sistema, através do preenchimento e assinatura da ficha de cadastro da escola que estará disponível no portal da Sedel e da Seed, das 9h deste sábado, 26, até às 18h do dia 3 de maio.
Só após essa confirmação, as escolas poderão prosseguir com as inscrições nominais de seus estudantes atletas nas modalidades de sua escolha, conforme as demais regras do regulamento.