Polícia

Santana: Justiça decreta prisão temporária de PMs envolvidos na ocorrência que resultou em três mortes

A justiça amapaense se manifestou acerca da solicitação feita pela Polícia Civil (PC), e decretou, na noite desta sexta-feira, 17, a prisão temporária dos seis militares do 4° Batalhão envolvidos na ocorrência da noite do último dia 10, no bairro Fonte Nova, em Santana – distante a 17 quilômetros de Macapá -, e que resultou na morte de Helkison José da Silva Rosário, de 38 anos, do enteado dele, Rafael Almeida Ferreira, de 19, e do motorista de aplicativo Igor Ramon Cardoso Lobo, de 28.

Segundo informações extra-oficiais, os PMs devem se apresentar ainda hoje, 18, com advogado, para a autoridade policial. A prisão temporária, para as duas equipes que se envolveram na ocorrência, é válida por 5 dias, podendo ser prorrogada por mais 5 dias, ou ser convertida em preventiva.

O pedido foi feito pelo delegado que preside o Inquérito Policial ( IP) que apura o caso, Victor Crispim. Após ouvir várias pessoas, a autoridade policial concluiu que Hilkeson e Rafael eram inocentes. Sobre o motorista de aplicativo e também odontólogo, Crispim informou que só irá se pronunciar depois da emissão dos resultados da perícia.

Pedido foi feito pelo delegado Victor Crispim
Foto: Celiane Freitas

A família das vítimas acusa os PMs de execução. Por outro lado, os agentes da segurança pública alegaram, conforme o Boletim de Ocorrências (BO), que dois indíviduos empreenderam fuga a pé efetuando disparos contra a equipe. Que ao ser cessada a injusta agressão, foi solicitado o socorro de emergência, via central de operações. Ainda de acordo com o relatório, no local do confronto e onde o veículo colidiu, a luminosidade era baixa.

A ocorrência

Conforme o relatório do 4º Batalhão da PM, haviam informações de que estavam acontecendo vários roubos a residências no bairro Acquaville. Houve então um reforço no policiamento naquele local. O veículo suspeito, conduzido por Igor Ramon, foi visto no bairro e a polícia tentou fazer a abordagem, mas houve fuga e, em seguida, uma perseguição que foi filmada por câmeras de segurança.

Foto: Celiane Freitas

O veículo teria praticado direção perigosa, avançando semáforos e ruas preferenciais, e de dentro teriam ocorrido disparos contra as equipes em diligência. Em dado momento, o veículo perdeu a direção e colidiu contra uma casa, vindo a atropelar Hilkeson e Rafael que estavam em uma bicicleta.

Um quarto elemento, identificado como Patrick Moraes dos Santos foi conduzido para ao Hospital de Emergências onde recebeu atendimento médico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo