Saúde: estado inicia internação de pacientes nos novos leitos do HE nesta quarta-feira, 28
A Secretaria de Estado em Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira, 28, a internação de pacientes nos novos leitos clínicos e cirúrgicos do Hospital de Emergências (HE). A expansão da unidade de saúde permite ampliar os atendimentos de alta e média complexidade no estado.
São 14 novas enfermarias com 86 leitos – dos quais 40 já estão em funcionamento para a fase de testes; os demais estarão disponíveis na próxima etapa.
A estrutura inclui laboratório de análises clínicas próprio, com capacidade para realizar mais de 100 tipos de exames. O investimento para a expansão é de R$7 milhões com recursos estaduais e emenda parlamentar.
Quando as duas etapas da expansão forem concluídas, o HE passará de 108 para 190 leitos. Os leitos destinados a esta primeira etapa são para pacientes clínicos e cirúrgicos, com prioridades para aqueles com quadros mais agravados. Ao dar entrada no HE, o paciente será avaliado e, se for o caso, encaminhado para um dos novos leitos, de acordo com cada situação analisada.
A expansão do HE é administrada por uma Organização Social de Saúde (OSS) – os 198 servidores que irão trabalhar na estrutura foram contratados por processo seletivo. O quadro inclui médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, maqueiros entre outros.