Startup20: Amapá apresentará açaí para maiores potencias econômicas do mundo
O Amapá sediará no período de 23 a 26 de fevereiro o maior evento de inovação e tecnologia mundial, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado. Durante o encontro haverá exposições e apresentações de vários produtos relacionados a bioeconomia da Amazônia, entre eles o açaí, fruto genuíno da região, de potencialidade destacada no estado, que abriga a maior fazenda de plantio de açaí do mundo.
No Pavilhão da Bioeconomia, instalado no Sebrae, em Macapá, local do debate internacional, oito cooperativas irão participar destacando o açaí e sua diversidade de subprodutos, como doces, sorvetes e palmitos, concentradas nos projetos da Bio+Açaí e a AmazonBai. As ações agroextrativistas relacionadas ao açaí, no evento Startup20, são coordenadas pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap).
Outros produtos que fazem parte da culinária amazônica, como farinha d´água, farinha de tapioca e castanhas, tudo com marcas e registros bioeconômicos dos povos originários da Amazônia, que possuem o Selo Amapá, também serão expostos.
O Startup20, inédito no Brasil, que chega ao meio do mundo no Amapá, estado cortado pela Linha Imaginária do Equador, vai reunir representantes de 19 delegações: Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Omã, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão, e África do Sul. Com isso, o açaí mais uma vez será apresentado para o mundo.
“O evento é uma oportunidade única de apresentarmos e mostrarmos o nosso açaí e os seus subprodutos e com isso, temos também a chance de fechar novos negócios com outros países. É um momento muito bom para alavancar ainda mais o nosso açaí”, destacou o presidente da cooperativa Bio+Açaí, Edilson Rocha.
Durante o Startup20, as iguarias do açaí poderão ser degustadas e adquiridas pelos visitantes em todos os dias do evento. O açaí potencializado com o “ouro negro” da Amazônia já apresenta potencialidades significativas, é comercializado em todo o Brasil e em vários países.“Essa programação servirá para mostrarmos o desenvolvimento de cadeias agroextrativistas sustentáveis no Amapá como alternativa para geração de renda nas comunidades ribeirinhas, que têm no açaí a maior rentabilidade”, disse o coordenador do Departamento de Floresta do Rurap, Mário Loureiro.
Startup20 no Amapá
O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.
Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.
A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.