Política

TRE Amapá é notificado para retotalização dos votos das eleições de 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) foi oficialmente notificado, no dia 2 de junho, para realizar a retotalização dos votos das eleições gerais de 2022. A medida atende a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e segue decisão que impacta diretamente a composição dos cargos eletivos no estado. A presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, estabeleceu um prazo de 5 dias para que o TRE faça a retotalização dos votos.

De acordo com a decisão, a nova totalização será necessária devido a mudanças no quociente eleitoral, provocadas por decisões judiciais recentes envolvendo registros de candidaturas e validação de votos. A expectativa é que a retotalização possa alterar a configuração de cadeiras na bancada federal. Saem os deputados federais Augusto Pupio, Silvia Waiapi, Professora Goreth e Sonize. Os deputados que farão parte da nova bancada são Aline Gurgel, André Abdon, Professora Marcivania e Paulo Lemos.

O Portal Alyne Kaiser entrou em contato com a assessoria de comunicação do TRE Amapá, que informou que o presidente está em viagem. A Reportagem segue acompanhando o caso e trará todas as atualizações sobre os desdobramentos da nova totalização dos votos no Amapá.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo