TSE mantém cassação do deputado Zezinho Tupinambá; defesa diz que vai recorrer da decisão

Foi mantido por 4 votos a 3 a cassação do deputado estadual Zezinho Tupinambá (PSC). A decisão ocorreu nesta quinta-feira, 12, em sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) já havia condenado o parlamentar por suposta compra de votos no pleito de 2018, quando Zezinho foi eleito.
Essa não é a primeira vez que Tupinambá é cassado. O parlamentar também foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por irregularidades em contas não prestadas, que, segundo o MP, impediriam a legenda do deputado de participar do pleito de 2018.
O corpo jurídico que realiza a defesa do deputado disse em nota que “respeita a decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral, em apertada maioria. E dela discorda”. Na manifestação, o advogado Eduardo Tavares ainda diz que recorrerá da decisão.
“Seguiremos buscando os recursos cabíveis para garantir o respeito à vontade popular manifestada nas urnas, para que o conjunto de provas seja apreciado em sua inteireza e de lá se extraia a verdade real. Que é justamente a não ocorrência dos fatos em acusação. O deputado seguirá exercendo seu mandato até que o TSE libere em sentido contrário”, encerra a nota.