Saúde

UEI e Upa Zona Sul participam de capacitação sobre acolhimento em saúde mental

A Unidade Estadual de Internação (UEI) e a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Zona Sul participaram, nos dias 18 e 19 de julho, de uma capacitação ministrada pela Escola de Saúde Pública do Amapá sobre o manejo de crise e acolhimento em saúde mental. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Estácio SEAMA.

O assistente social Jorge Menezes, que participou do treinamento, explica que o intuito foi capacitar os profissionais, que atuam em unidades consideradas como portas de entrada, para que possam ofertar um atendimento humanizado e respeitoso às pessoas acometidas com algum tipo de adoecimento mental. “Desmitificar esse olhar preconceituoso sobre a questão manicomial, e também apresentar a RAPS rede de atenção psicossocial, e o papel de cada unidade ou ordem sobre os direcionamentos para melhorar o fluxograma de atendimento”, disse.

O profissional destaca que o evento fortalece o enfrentamento da equipe sobre o processo desumano em que as pessoas com distúrbios mentais são expostas. “É preciso educar e preparar os profissionais da saúde, de que forma podemos fazer um acolhimento não só aos pacientes e também à família “, afirmou.

A gerente de enfermagem das unidades, Regiane Nascimento, a capacitação proporcionou às equipes assistenciais das unidades a experiência em realizar uma abordagem na contenção de pacientes em crises. “Com o treinamento, os profissionais da UEI e UPA puderam reforçar as condutas e acolhimento realizados com os pacientes em crises, sempre com um atendimento de excelência e humanizado”, frisou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo