Um legado de sucesso no crescente mercado Veterinário Pet Amapaense

Hoje vamos conhecer uma historia de pioneirismo inspirador, que traduz também um pouco do legado dessa mulher, esposa, mãe, empresária e médica veterinária por amor e formação.
Fabiana Silva nasceu em Franca-SP e em meados de 2003 mudou-se para o m Amapá, com uma promessa de trabalho na sua profissão: médica veterinária. Como a oportunidade não foi efetivada, acabou iniciando suas atividades no interior, no Município de Pacuí, exercendo a profissão de professora e atendendo consultas domiciliares, que nem sempre eram remuneradas, devido ao baixo poder aquisitivo da população que lá residia. Porém a vontade de contribuir com sua profissão de maneira humanizada sempre esteve em primeiro lugar, esse pensar a motivou para seguir nessa linda experiência.
Passada essa fase surgiu a oportunidade de assumir a gestão da Cínica São Lázaro, precursora na capital amapaense e referência no segmento veterinário. “Essa experiência foi impactante e extremamente marcante, pois naquela época os tutores não tinham o hábito de atuar na prevenção às doenças, e os animais já chegavam muito debilitados na clínica, com muitos casos de óbito”, disse a médica.
Esse contexto motivou Fabiana a assumir um grande desafio, incorporar expertises, não apenas na sua área profissional principal, que é a medicina veterinária, mas aprimorar-se no setor de gestão empresarial, incorporando assim duas novas versões: a de empresária e gestora; e o fez com maestria.
Passado o período de transição, com apoio de seu esposo, o também medico veterinário Dr Álvaro Silva, logo se propuseram a levar um serviço a população amapaense.

Em uma era sem rede social e tecnológica como os dias de hoje, que auxiliam o tutor na conscientização sobre a saúde e o bem-estar animal, naquele período as dificuldades eram inúmeras. A partir dai a Clínica agiu com expressivo pioneirismo adquirindo o primeiro laboratório veterinário especializado para animais, pois até então exames eram realizados por laboratórios humanos.
Mais uma vez, vanguardista, a clinica investiu na aquisição do primeiro aparelho de Raio-X do Amapá, destinado a atendimento animal, levando então com excelência a todos os dezesseis municípios o atendimento. Toda essa evolução e investimentos foram frutos da conduta dessa medica veterinária, e por acreditar que o mercado amapaense seria construído de maneira desafiadora e que a contribuição com a melhoria de conduta e cultura preventiva dos tutores, em relação aos seus animaizinhos, seria uma ação que traria um grande legado, especialmente no que garante a conscientização dos que fazem parte do segmento, de maneira geral.
Dessa forma, a solidez mercadológica que a clínica possui pode ser evidenciada desde as ações primordiais de modernização que foram iniciadas, há mais de duas décadas, e que hoje denotam o quanto foi valioso assumir desafios e correr riscos calculados, à medida que a confiança no Amapá sempre esteve presente. A estrutura física da clínica, bem como, os mobiliários, a climatização sempre voltada ao conforto térmico dos animaizinhos, além de uma ala para internação com triagem eficaz, traduziria a realização do sonho de proporcionar conforto e respeito no atendimento dos pets.
As inovações foram muitas e através do Sebrae, que é um grande parceiro da clínica, atualmente o Centro veterinário comemora 34 anos, sendo 20 destes, sob a gestão desta médica veterinária e empresária visionária, que segue com a certeza de que suas escolhas foram assertivas no setor. “Vale destacar é que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial do mercado pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Agora seguimos com a missão de “Construir relacionamentos humanizados com animais e seus tutores, com foco na promoção da saúde integral e bem-estar dos Pets”, esse é o legado e a contribuição deixado por Fabiana Silva à sociedade amapaense.