Unifap ganha centro de capacitação acadêmica e profissional
Parceria entre a Universidade e a Associação Universitária da Francofonia (nas Américas) objetiva promover ações de extensão, desenvolver recursos educacionais e capacitar estudantes e profissionais. Inauguração ocorre nesta quinta-feira, 31 de outubro.
Um espaço integrado com diversas instituições francófonas [países que possuem o francês como idioma oficial] para capacitar estudantes e profissionais. Esse será o principal objetivo do Centro de Empregabilidade Francófono (CEF) e do Campus Digital Francófono (CNF), que serão inaugurados nesta quinta-feira, 31 de outubro, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).
O CEF e o CNF serão desenvolvidos na Universidade Federal do Amapá (Unifap) por meio da Pró-reitoria de Cooperação e Relações interinstitucionais (Procri), em parceria com a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) [Associação Universitária da Francofonia (nas Américas)]. O CEF/CNF visam promover ações de extensão, desenvolver recursos educacionais e capacitar estudantes e profissionais.
“A parceria com a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) foi iniciada em 2016, por meio de reuniões regionais nos países envolvidos, e se fortaleceu a partir de 2022, com o amadurecimento do projeto. Essa colaboração resulta na estruturação do Centro de Empregabilidade Francófona (…) que funciona como um campus digital francófono integrado com outros centros francófonos no mundo e com a comunidade acadêmica local”, explica o pró-reitor de Cooperação e Relações interinstitucionais, Prof. Dr. José Gemaque Neto.
O CEF/CNF oferece cursos de curta duração, workshops e capacitações em formatos híbrido e EAD, além de tutoria com nativos francófonos, seja presencial ou à distância, voltada para a formação de discentes e docentes. A estrutura também possibilita a realização de ações colaborativas com outras instituições e universidades francófonas, ampliando o alcance e impacto do projeto. Na Unifap, o escritório de atendimento será no Bloco Aranha, no campus universitário Marco Zero do Equador.
“O espaço integrado CEF e CNF 5.0 fomenta a realização de projetos técnicos, científicos e extensionistas, proporcionando um ambiente dinâmico e produtivo que incentiva o desenvolvimento do pensamento criativo. A proposta é realizar atividades coletivas e individuais, tanto locais quanto híbridas, em interação com ambientes remotos que possibilitam trocas interculturais e internacionais”, conclui Gemaque.