Você aprovado: professor diz que candidatos devem antecipar estudos
O Governo do Amapá anunciou recentemente a contratação da banca organizadora que irá elaborar e aplicar as provas para os concursos públicos do Bombeiro e Polícia Militar, o que representa para muitos uma grande oportunidade para entrar no serviço público.
Com a promessa de lançamento do edital até o fim de abril começa uma verdadeira corrida em busca de preparação. Por isso, o Portal Alyne Kaiser inicia uma série de matérias com dicas que podem contribuir nesse processo.
Para começar a trilhar esse caminho de estudos o professor de direito constitucional e administrativo de cursos preparatórios para concursos, Sandro Santiago, recomenda iniciar o mais breve possível, mesmo sem edital lançado.
“É preciso sair na frente, se o candidato já escolheu qual concurso pretende prestar ele deve buscar editais anteriores para referência de estudo, e montar um cronograma que possibilite estudar todo o conteúdo exigido. Pode ser em cursinhos, em grupo de estudos ou sozinho, o importante é começar”, disse Sandro.
Dividir os conteúdos por blocos, dando preferência aos que tem mais peso e as fraquezas do candidato, e resolver questões de concursos anteriores na área pretendida contribuem para fixar o assunto.
“Dosando a carga horaria com a relevância do concurso o aluno conseguirá elaborar um bom plano de estudos, dedicando maior tempo para os conteúdos de maior peso e dificuldade. São para esses assuntos que o aluno deve dedicar a maior parte do tempo. Também é essencial resolver questões, já que a prática ajuda a fixar o conteúdo”, enfatiza o professor.
De acordo com estimativas da Secretaria de Estado da Administração (Sead) os concursos terão pelo menos 20 mil inscritos, então começar o quanto antes, é fundamental para garantir uma vaga. 😉