8° Curso de Rotam conta com a presença do subcomandante da Rota de São Paulo
Teve início na manhã desta sexta-feira (15), o 8° Curso Operacional de Rotam, o COR-2022, sob a responsabilidade do Batalhão de Operações Especiais (Bope-AP) e a coordenação do capitão Hércules Lucena, Comandante da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), – 1° companhia do Bope.
A solenidade que marcou a abertura das aulas aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e contou com a presença do subcomandante da Rota do Estado de e Paulo, o major Akira Takahashi.
O curso terá duração de três meses, com carga horária de 800 horas aulas, e será dividido em três etapas: a rústica, a intelectual e a prática.
A finalidade é capacitar agentes da segurança pública através da aquisição de conhecimentos técnicos legais, voltados para o patrulhamento tático, no desempenho de missões que exijam especialização e doutrinas relativas as atividades do Bope.
Inicialmente são 28 alunos, sendo 26 policiais militares do Amapá, um PM do Acre e um policial rodoviário federal que participam do curso.
Ao final os concludentes estarão aptos para se configurar estrategicamente como reserva tática do comando geral da PM/AP, especializada em pronta resposta em atendimento de ocorrências de alto e altíssimo risco.
Os alunos foram submetidos as etapas do processo seletivo, como testes de habilidades técnicas, inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Se conseguir chegar até o final, além do certificado e brevê da Rotam, o policial será habilitado com o Curso de Choque Ligeiro e Identificação Veicular.