Cultura

Projeto itinerante: hall da Prefeitura de Santana recebe exposição “Espécies em Extinção da Amazônia” do artista plástico Gibran Santana

Desde a última quinta-feira, 21, a exposição “Espécies em Extinção da Amazônia”, do artista plástico amapaense Gibran Santana, está no hall da Prefeitura de Santana, permanecendo até o dia 30 de outubro. Depois seguirá para o município de Mazagão, na Escola D. Pedro, de 3 a 13 de novembro, e chegará a Macapá, de 15 a 24 de novembro, ocorrendo na Escola Estadual Antônio Pontes.

A exposição apresentada é composta por 10 telas pintadas a óleo, que retrataram espécies em extinção, que são: arara canindé, gavião real, garça branca grande, mariposa imperador, pirarucu, arara azul, tartaruga da Amazônia, onça pintada, papagaio verdadeiro e tucano toco. 

Além da exposição, o artista também ministra oficinas nas escolas como forma de educar e incentivar os alunos a conhecerem e quem sabe se descobrirem nas artes plásticas. Em Santana, 15 alunos da Escola Municipal Gentila Anselmo Nobre, localizada no bairro Fonte Nova, irão participar da Oficina Pintando na Escola. Serão 4 horas/aula, distribuídas em 2 dias de estudo, programadas para os dias 26 e 27 de outubro. 

Exposição permanece no hall até dia 30 de outubro

O artista plástico Gibran Santana frequentou os cursos de Belas Artes, em Belo Horizonte, nos meados dos anos 80. Foi professor de artes e diretor da Escola de Artes Cândido Portinari, em Macapá. Já expôs seus trabalhos na Guyana Francesa, Martinica e Guadalupe. Além das exposições, trabalhou em uma dessas viagens, o projeto de um monumento em concreto armado, em frente ao Centro Cultural Zephyr, que se tornou um marco histórico da semana cultural franco-amapaense em Cayena, no ano de 2000.

Projeto é patrocinado pela Lei Aldir Blanc

Gibran também faz parte do carnaval amapaense, preparando alegorias para escolas de samba como Piratas da Batucada, Solidariedade, Boêmios do Laguinho, Bloco Mancha Negra e carros alegóricos em Cayenne, para os brasileiros que ali residem, na chamada “A Grande Parada Carnavalesca” ou “Carnaval da Guyana”. 

O projeto itinerante foi patrocinado pela Lei Aldir Blanc e coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pela produtora cultural Coringa Produções.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo