Covid-19: com alta do último paciente, Estado inicia processo de devolução do HU
A última sexta-feira, 29, marcou uma nova fase no atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19 no Amapá. Com a alta do último paciente internado no Hospital Universitário (HU), o governo começa a transição para repassar novamente a estrutura para a Universidade Federal do Amapá (Unifap) dar continuidade ao trâmites para que o local desenvolva a sua vocação original.
Funcionando desde junho de 2020, o HU foi a principal referência no Amapá para o tratamento de complicações da Covid-19. Em muitos momentos da pandemia, teve todos os seus 210 leitos ocupados.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde do Amapá, Maracy Andrade, antes de tomar a decisão de devolver a unidade à Unifap, os índices epidemiológicos foram minunciosamente estudados, bem como o avanço da vacinação e a taxa de ocupação de leitos, que tem se mantido baixa.
“Estamos em um momento de estabilidade, os números são favoráveis, mas ainda nos mantemos em alerta, continuando com os atendimentos e avançando na vacinação. É importante também que a população entenda que esses passos só são possíveis graças ao engajamento de todos, que devem continuar fazendo o uso de máscaras e mantendo as medidas de prevenção”, disse a secretária.
A partir desta segunda-feira, 1º, a população com sintomas da doença deve buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, em Macapá, que está dedicada ao atendimento exclusivo para covid-19 e conta com 20 leitos clínicos e em casos mais graves no Centro Covid em Santana, que possui 20 leitos de UTI.
Durante todo esse período, mais de mil profissionais passaram pelo HU, entre eles a enfermeira Gabriela Dias, que sente o alívio de ver as coisas voltando a normalidade. “O que eu vivi aqui vou levar para toda vida, foram muitas perdas, mas também muitas vitórias. Sabemos que a luta ainda não acabou, mas dá um alívio e alegria ver as coisas, na medida do possível, voltando a normalidade”, comentou.
Agora, com a devolução oficial para a universidade prevista até dezembro, a Unifap deve realizar acabamentos e concurso público para admissão de profissionais de diversas áreas. Já em funcionamento, o HU contará com uma estrutura de 194 leitos hospitalares e realizará atendimento somente com encaminhamento médico.
O foco principal da unidade é contribuir com a formação profissional de saúde, desenvolvimento de pesquisas de acadêmicos, e ainda ofertar assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A construção do prédio iniciou em 2017 com valor orçado em mais de R$ 200 milhões, sendo quase a totalidade oriundo de emenda de bancada.
O Centro Covid-19 HU encerra suas atividades com 364 vidas salvas.