Cidades

Pais reclamam de falta de vagas em escola municipal do bairro Marabaixo

Pais e responsáveis por crianças em idade escolar do bairro Marabaixo reclamam da falta de vagas na única unidade de ensino municipal que fica no Marabaixo I, mas atende também os Marabaixos II, III e IV.

Segundo uma mãe, os transtornos começaram no dia 31 de janeiro quando a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início ao processo de pré-matrícula. Segundo ela, no mesmo dia, poucas horas após o início do processo, as vagas já haviam se esgotado. Ainda segundo a responsável, o pequeno quantitativo oferecido deixa muitos pais sem opção de onde matricular seus filhos, tendo esses que recorrer a outros bairros para não perderem o período estipulado para a matrícula.

“A falta de vagas nas escolas do bairro causa muitos impactos de maneira geral. Um deles o financeiro, já que quem mora no bairro e depende do transporte público tem que arcar com essa locomoção, e em muitos casos, essas famílias sobrevivem com renda mínima para ter mais um gasto extra” comentou Beatriz Silva.

“Queremos uma solução para que nossas crianças consigam estudar se precisarem de deslocar para outro bairro”, finalizou Beatriz.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Lima Guedes atende crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Segundo a Secretaria Municipal de Educação para reforçar a oferta, estuda a elaboração de um projeto de construção de uma nova unidade escolar.

A Semed reforça ainda que a falta de participação efetiva dos pais no processo da Chamada Escolar dificulta o mapeamento da demanda real de vagas, mas há tratativas em curso com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para não deixar nenhuma criança fora da escola.

Por fim, a Semed esclarece que o processo de matrícula escolar só encerra após a realização da 2° chamada, que segue até o final do mês de fevereiro. Os pais estão sendo recepcionados pela escola e orientados a aguardarem a próxima fase para a realização da matrícula.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Sem lógica essa questão de segunda chamada da Semed, pois os pais ja matricularam os filhos em outros bairros e vão fazer o possivel pra não deixar seus filhos sem estudar. Continuando na primeira escola, quem garante que na unica escola municipal do marabaixo 1,2,3 e 4 vai abrir vaga?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo