A praça Floriano Peixoto, uma das mais tradicionais de Macapá, amanheceu esta segunda-feira, 02, tomada de lixo e com vários peixes mortos no lago da praça.
O local foi palco da programação da Prefeitura da capital em homenagem ao Dia do Trabalhador, no lago foi colocado duas toneladas e tambaqui e pirapitinga, para a volta da tradicional pescaria.
No entanto, nem todos aproveitaram as atrações de forma ordeira, pela parte da tarde várias pessoas decidiram entrar no lago, para pescar os peixes com as mãos. O ato pode ter causado a falta de oxigenação da água, que está muito suja e parada. Além disso, a sujeira jogada no lago também pode ter contribuído para as mortes.
O comerciante Marcos Roberto Lima, que passa sempre pelo local, considerou a situação como lamentável. “É lamentável, uma judiação. Essa praça é um cartão postal da cidade, está bem no Centro. A cor dessa água só prova que não houve o mínimo de respeito nem com os peixes nem com a população que frequenta a praça, os vândalos quebraram parte do deck, jogaram muito lixo e hoje a situação é essa”, disse.
Logo cedo equipes da zeladoria urbana já estavam no local recolhendo toda a sujeira deixada. A programação reuniu cerca de 8 mil pessoas, e também abrigou 80 empreendedores em feiras da agricultura familiar e economia criativa.
Em nota a Prefeitura de Macapá disse que os atos de vandalismo aconteceram após a programação, e que realizou serviços de limpeza da praça e do lago. Uma equipe técnica analisou o deck e fará a reparação do espaço. As imagens e vídeos divulgados em redes sociais estão sendo apurados e serão tomadas as providências legais.
Confira a nota na íntegra:
O Feirão do Povo realizado no domingo (1º) em comemoração ao Dia do Trabalhador reuniu cerca de 8 mil pessoas na praça Floriano Peixoto, no centro da capital. A programação foi realizada pela Prefeitura de Macapá com o objetivo de resgatar uma das mais antigas tradições da capital: a pescaria.
A praça também abrigou 80 empreendedores em feiras da agricultura familiar e economia criativa. Artistas locais se apresentaram ao vivo durante programação. O evento teve 6 horas de duração. Foram registrados atos de vandalismo após o evento.
Nesta manhã de segunda-feira, a Prefeitura de Macapá realizou serviços de limpeza da praça e do lago. Uma equipe técnica analisou o deck e fará a reparação do espaço.
As imagens e vídeos divulgados em redes sociais estão sendo apurados e serão tomadas as providências legais.
A Prefeitura de Macapá reforça que lamenta os atos de vandalismo ocorridos no local.