Moradores da Av. dos Guaranis reclamam das condições de passarelas
Os moradores da Avenida dos Guaranis, localizado no bairro do buritizal, zona sul da capital, já não sabem mais o que fazer para resolver as péssimas condições das passarelas que dão acesso a suas moradias. Já fizeram protocolo na Prefeitura de Macapá e até colocaram um banner recentemente na parte movimentada da avenida com a rua Santos Dumont, para chamar a atenção das autoridades.
Segundo os moradores, já fizeram coleta pra consertar a entrada da ponte, no período forte de chuva, mas as condições financeiras deles são poucas, e na pandemia, ficaram mais escassas. Recorreram a Prefeitura de Macapá e fizeram a solicitação documental protocolando no dia 01/07/2021 – número 253/2021 no gabinete do prefeito Furlan.
“Já estamos cansados, já tem quase um ano e nada, nossa passarela está totalmente intrafegável causando acidentes diariamente com crianças e idosos”, diz o morador Mateus Silva.
O mal estado das pontes vem causando acidentes como a dona Maria Raimunda da Silva Braga, de 77 anos, que há 40 anos vive no lugar. Ela disse que enquanto caminhava na estreita ponte, um dos pés atravessou uma tábua velha, que estava solta. O acidente ocasionou luxação e ferimentos na perna da idosa. Ela diz que, desde então, não consegue andar sem a bengala.
“Foi um vizinho aqui de perto que me levantou quando caí. Seria muito bom se viessem arrumar porque é muito ruim, principalmente pra pessoas como eu, que andam de bengala”, disse.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), informou em nota que aguarda o contato com os moradores para enviar uma equipe técnica até a passarela da Avenida Guaranis, no bairro do Buritizal.
Após a análise, será montado um plano emergencial para amenizar os transtornos dos moradores e, posteriormente, serão incluídas em projetos futuros.