Para escapar de abordagem policial criminoso agarra jovem e mantém como refém
Um jovem de 20 anos de idade, que estava em frente a sua residência, foi agarrado e mantido refém por um criminoso que fugia de uma abordagem policial. O fato aconteceu na noite de ontem (3), na rua Eliezer Levy, no bairro Laguinho, em Macapá.
De acordo com informações, por volta das 19h30, militares do 6° batalhão faziam patrulhamento pela região, quando avistaram dois indivíduos em um bicicleta, na avenida José Tupinambá. A equipe se aproximou da dupla, na tentativa de fazer um abordagem. Mas, assim que perceberam que seriam parados pelos policiais, os suspeitos abandonaram a bicicleta e empreenderam fuga a pé.
A equipe iniciou o acompanhamento tático e logo foi surpreendida com disparos de arma de fogo feitos pelos bandidos. Um dos tiros atingiu o pneu da viatura. Os PMs passaram a correr a pé atrás dos elementos que, em nenhum momento, deixaram de atirar contra os agentes da segurança pública.
Sem alternativa, pois os criminosos não cessaram os disparos, os militares tiveram que revidar. Nesse momento, um dos indivíduos conseguiu pegar a vítima e passou a usá-la como escudo humano.
Posteriormente, ele foi identificado como Sidney Viana Leite Júnior, de 19 anos, que continuou atirando na polícia. Um militar acabou ferido, após se jogar no chão para não ser atingido.
Começou então um tensa negociação entre a equipe do 6° BPM com o criminoso. Em seguida, o gerenciamento passou a ser feito pelos negociadores do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Toda a área ao entorno do local foi isolada por policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Enquanto os militares tentavam acalmar e convencer Júnior, que mantinha a arma apontada pra cabeça da vítima, a se entregar, a poucos metros dali, uma guarnição do Batalhão de Força Tática fazia a captura do segundo suspeito. Marcos Vinícius Soares Figueiredo, de 19 anos, estava escondido em uma construção.
Três horas depois, Júnior que já tem passagem pelo crime de roubo e estava foragido da penitenciária, decidiu se render. Ele liberou a vítima e se entregou. Com o bandido foi apreendido um revólver calibre 38, com cinco munições deflagradas.
Presos, Júnior e Marcos foram apresentados no Ciosp do Pacoval, juntamente com a arma usada para abrir fogo contra a PM. Agora eles estão a disposição da Justiça.
Acidente
Uma equipe do Bope, que estava indo para o local, fazer as negociações com o bandido, se envolveu em um acidente de trânsito no cruzamento da rua Jovino de Noá com a avenida José Tupinambá, no bairro Jesus de Nazaré.
Os quatros militares que estavam no interior da viatura ficaram feridos, mesmo assim, somente um deles foi socorrido e levado para atendimento no hospital.
Os demais, seguiram para o local da crise e, só com o fim da negócio, receberam atendimento médico.