Berçário do Iapen é reinaugurado
O complexo materno-infantil, que conta com berçário, sala do aleitamento e brinquedoteca foi reformado e beneficiado com o Projeto Maternar Lactantes Presas.
O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) reinaugurou hoje (23) o berçário da instituição. O espaço que já estava ativo foi reestruturado, possibilitando uma experiência mais aconchegante e acolhedora, tanto para as internas grávidas quanto para os bebês. Atualmente, a instituição conta com 83 internas sob tutela. Sendo que duas delas estão grávidas e uma está com um bebê de 2 meses.
O Projeto Maternar Lactantes Presas, que nasceu no Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), no Espírito Santo e foi idealizado pela diretora do CPFC, Graciele Sonegheti Fraga, tem por objetivo a proteção à primeira infância através da humanização dos espaços destinados às crianças.
A iniciativa foi vencedora do Programa Centelha ES no ano passado, que previa recursos para ampliação da iniciativa em outros estados da federação e teve a Paraíba como o primeiro estado a se beneficiar com o programa.
Para Dayane Oliveira, coordenadora da Penitenciária Feminina, o projeto contribui com a humanização do espaço voltado para as gestantes, lactantes e bebês com mobiliários e enxovais, além da capacitação com temas específicos para a maternagem.